quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dicas de segurança online para pais

A Internet pode ser um lugar divertido e um recurso útil para os adolescentes. Como outros locais, porém, ela também está cheia de riscos e potenciais perigos. Ninguém pode garantir a segurança online para adolescentes, mas os pais e responsáveis têm o papel mais importante. Os pais devem se esforçar ao máximo para conversar abertamente com seus adolescentes sobre experiências online e buscar apoio e orientação com outros pais, educadores, especialistas de segurança online e os próprios adolescentes. Cada pai e mãe deve pensar em um plano de segurança online para seus adolescentes. Aqui estão algumas sugestões e orientações:
Seja franco com seus filhos adolescentes e estimule-os a conversar com você se encontrarem algum problema online— cultive a confiança e a comunicação, pois nenhuma regra, lei ou software de filtragem pode substituir você como a primeira linha de defesa deles.
Converse com suas crianças sobre como usam os serviços. Verifique se entenderam as orientações básicas de segurança na Internet e na rede social. Isto inclui proteger a privacidade (inclusive senhas), nunca publicar informações de identificação pessoal (como sobrenome, CPF, telefone ou números de cartões de crédito), evitar encontros pessoais com quem conheceram online e não publicar fotos inadequadas ou possivelmente constrangedoras. Sugira que usem as ferramentas de privacidade do hi5 para compartilhar informações somente com pessoas que conheçam na vida real e nunca admitam em suas páginas nenhum "amigo" se não tiverem certeza de quem é a pessoa.
Pense em pedir que toda atividade online aconteça em um local central da residência, não no quarto de um filho. Saiba que há outra maneiras que as crianças podem usar para acessar a Internet fora de casa, incluindo os celulares e games.
Tente fazer com que seus filhos compartilhem seus blogs ou perfis online com você. Use mecanismos de busca e ferramentas de pesquisa em sites da rede social para procurar o nome completo dos seus filhos, telefone e outras informações de identificação.
Diga às crianças para confiarem na própria intuição se suspeitarem de alguma coisa. Se elas se sentirem ameaçadas por alguém ou ficarem constrangidas com alguma coisa online, elas devem dizer a você e informar a polícia e o hi5.
Outras informações. Para obter outras informações sobre segurança online e para saber mais a respeito, veja estes outros recursos AQUI