Já faz alguns anos que os utilitários esportivos rodam mais no asfalto que na lama. Mas ainda que os passeios fora-de-estrada sejam raros para esses veículos, uma versão com alguma capacidade "off-road" é quase indispensável para justificar a "alma lameira". Essa é a razão da existência da versão 4WD do EcoSport. Desde que foi lançado no Brasil, em 2003, o jipinho da Ford se tornou referência em vendas no segmento de utilitários esportivos leves. Justamente por oferecer no mercado a possibilidade de ter um utilitário esportivo próprio para se rodar na cidade. Tanto que a configuração com tração 4X4 chegou somente no início de 2004.
FICHA TÉCNICA
Ford EcoSport 4WD 2.0 16V flex
Motor: Álcool e gasolina, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira com opção de modo integral 4X4.
Potência: 141 cv com gasolina e 145 cv com álcool a 6 mil rpm.
Torque: 19,1 kgfm com gasolina e 19,4 kgfm com álcool a 4.250 rpm.
Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços inferiores, molas com compensação de carga lateral, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente com braços de controle e arrasto, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle de estabilidade.
Freios: Dianteiros a discos ventilados e traseiros a tambor. Oferece sistema ABS com EBD de série na versão.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Dimensões: 4,23 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,49 metros de entre-eixos. Oferece duplo airbag frontal de série na versão.
Porta-malas: 292 litros.
Peso: 1.385 kg em ordem de marcha. Carga útil: 395 kg.
Tanque: 50 litros.